Ativação de Patrocínios - Um desafio aos profissionais

  • Categoria: NEGÓCIOS
  • SubCategoria(s): MARCAS
  • Data: 24/04/2018 14:32:23

O desafio do Profissional de Marketing é fazer com que as empresas entendam a importância e invistam uma parte (quem sabe a maior) em ativações.

Por Bruno Fontanelli

A ativação dos patrocínios é um dos assuntos mais tratados em cursos e discussões de Marketing e Marketing Esportivo e todos já ouviram falar da fórmula: “Para cada 01 dólar investido em Patrocínio, deveria ser investido 02 dólares em ativação”. Qual é a importância da ativação? Por quê ainda há tanta resistência quando tratamos desse assunto?

O que é patrocinar? É apoiar iniciativas de terceiros, através de recursos (financeiros, materiais ou técnicos) em busca de um retorno de marca, oportunidades comerciais e institucionais e relacionamento com seu público-alvo. Para que isso ocorra de maneira efetiva, o patrocínio precisa ter uma estratégia bem definida:

1.      Alinhamento de marcas: Quanto a marca da empresa tem relação à do patrocinado? Os valores das marcas são parecidos ou é apenas uma oportunidade?

2.      Tempo: Por quanto tempo desejo ter minha marca associada ao patrocinado?

3.      Outras marcas: Estarei competindo espaço com outras marcas?

4.      Retorno: O patrocínio está sendo impactante? O público reconhece a marca? Há fidelização dos produtos ou serviços por conta do patrocínio?

Levando em consideração que os três primeiros pontos são respondidos antes do patrocínio ser efetivado, temos que pensar sobre o retorno que o patrocínio dará e quais as ferramentas podem (e devem) ser utilizadas para garantir a efetividade do patrocínio.

A exploração das propriedades estáticas é a ferramenta mais utilizada pelos patrocinadores e, muitas vezes, a única. É importante “aparecer” e ser reconhecida como marca patrocinadora, mas muitas vezes, só isso, não garante o impacto desejado, muito menos o retorno (financeiro, de marca, etc.) esperado.

Sendo assim, a Ativação torna-se fator fundamental na estratégia de patrocínios. Ativar um patrocínio é fazer com que os clientes, o público-alvo, não apenas conheça sua marca, mas tenha experiência com seus serviços, produtos, valores, etc., através de ações diferenciadas.

Através dessa experiência, seja por ações de relacionamento, experimentação de produtos, ações de guerrilha, etc., é que as empresas impactarão e fidelizarão seus potenciais clientes.

O desafio do Profissional de Marketing/ Marketing Esportivo é fazer com que as empresas entendam a importância e invistam uma parte (quem sabe a maior) em ativações.

Algumas marcas fazem isso muito bem.

 

Bruno Fontanelli é Bacharel em Esporte pela USP com foco em Gestão e Marketing Esportivo (cursos ESPM e IPEFE) e Eventos (SENAC). 

https://www.linkedin.com/in/brunofontanelli/

 


Fonte: Bruno Fontanelli



Compartilhe
 
   

Busca

Categorias

Os 5 Mais Lidos

Twitter

Facebook