O desafio da captação de patrocínios

  • Categoria: ESPORTE
  • SubCategoria(s): POLIESPORTIVO
  • Data: 24/04/2018 10:02:36

A busca por patrocinadores não é nada fácil e, para que essa busca tenha resultados, a empresa deve ter um bom projeto / produto

A busca por patrocinadores não é nada fácil e, para que essa busca tenha resultados, a empresa deve ter um bom projeto / produto e, principalmente uma ótima estratégia de divulgação, propriedades, oportunidades de ativação e mensuração de resultados.

O grande problema é que, mesmo tendo tudo isso, alguns projetos não conseguem captar e, muitas vezes, morrem antes mesmo de nascer. Por que isso acontece?

A principal dificuldade é mapear as empresas que tem sinergia com o projeto / produto, ou que tenham interesse em fortalecer a marca com o mesmo público-alvo, etc. Como identificar essas empresas?

Respondendo algumas perguntas simples antes de apresentar o projeto, pode nos fazer ganhar tempo e ter maior efetividade.

1.      O projeto é inovador? Tem diferencial? Muitos projetos que são apresentados não possuem nenhuma ação inovadora, nenhum diferencial que justifique o investimento do patrocinador.

2.      O público-alvo do Projeto/ produto está alinhando com o público-alvo da empresa em questão? Se a estratégia não estiver alinhada com os objetivos da empresa, não atingir os clientes da empresa, qual seria a vantagem para a empresa patrocinar?

3.      O projeto possui uma estratégia bem definida de ações? Propriedades, oportunidades de ativações, divulgação da marca, comunicação com clientes? É importante apresentar uma proposta que vai além das propriedades estáticas do projeto. Muitas empresas buscam ações inovadoras de divulgação e que atinjam de forma impactante o seu público-alvo. Alguns patrocinadores até fogem de propriedades estáticas e buscam uma estratégia 100% digital.

4.      Os resultados conseguem ser mensurados de forma consistente? Se não conseguimos provar que o projeto traz resultados consistentes às empresas, como renovar o patrocínio e/ou atrair novos investidores?

Algumas dicas importantes para escolher os potenciais patrocinadores:

1.      A marca da empresa está perdendo força.

2.      A empresa está sofrendo com o crescimento dos concorrentes.

3.      A empresa é recém-chegada à região, buscando aparecer e fortalecer a marca.

4.      A empresa possui forte identificação com a cultura local.

5.      A empresa está desenvolvendo novos negócios – planos de expansão para a região do projeto.

6.      Os valores e a missão da empresa estão alinhados com o projeto/ produto.

São pontos simples que, se não estivermos atentos, podemos gastar tempo e “queimar cartucho” para futuras apresentações.

Por último, é importante que a linguagem da apresentação esteja adequada à empresa prospectada sem perder a identidade do projeto. Apresentar um projeto totalmente despojado para uma empresa conservadora, ainda que tenha todos os quesitos acima, pode não atingir o objetivo esperado.

Bruno Fontanelli é Bacharel em Esporte pela USP com foco em Gestão e Marketing Esportivo (cursos ESPM e IPEFE) e Eventos (SENAC). 

https://www.linkedin.com/in/brunofontanelli/

 

 


Fonte: Bruno Fontanelli



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