Evento discute a participação de pessoas trans no esporte

  • Categoria: ESPORTE
  • SubCategoria(s): POLIESPORTIVO
  • Data: 20/09/2018 09:24:31

A jogadora de vôlei Tiffany Abreu será uma das atrações da mesa

Quais os impactos e transformações no cenário esportivo a partir a inclusão de pessoas trans? Quais aspectos corporais, biofisiológicos e sociais estão implicados nessa mudança? Essas perguntas estarão na roda de debate Trans no Esporte, que acontece dia 23 de setembro, às 13h, dentro da Conferência Internacional [SSEX BBOX], no Red Bull Station. 

Participam da discussão Tiffany Abreu, jogadora de vôlei, a primeira mulher trans a disputar uma partida oficial da Superliga; o educador físico Leonardo Pessanha, especialista em gênero e sexualidade e Juliano Ferreira, primeiro homem trans a competir em campeonato brasileiro de fisiculturismo. A mediação será de Lucas Bulgarelli, pesquisador em antropologia. 

O debate principal é em torno da chamada vantagem biológica, que no caso específico de pessoas trans, precisa ser levado em conta reposição hormonal, cirurgias e modificações corporais, pensando no corpo trans como legítimo e não como desvio do corpo cisgênero. O tema deve ser abordado de diversos ângulos, pensando não apenas nos aspectos corporais, mas também aspectos sociais, onde o esporte está no campo do trabalho e pode ser uma ferramenta de inclusão.

O [SSEX BBOX] é um projeto de justiça social que atua em São Paulo, São Francisco (EUA), Berlim (Alemanha) e Barcelona (Espanha). O fundador, Pri Bertucci, faz parte da rede Red Bull Amaphiko, programa que apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades.


Debate - Pessoas Trans no Esporte
Dia 23 de setembro - 13h, no Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137)
Auditório (capacidade 120 pessoas) - Entrada gratuita
Evento no Facebook: www.facebook.com/events/443955426105220/



Compartilhe
 
   

Busca

Categorias

Os 5 Mais Lidos

Twitter

Facebook